Bem-vindo a Odeceixe



Uma breve resenha histórica

A vila de Odeceixe



Outrora também conhecida como “Aldeia entre o mar e a serra” é o primeiro aglomerado urbano do Algarve. Odeceixe foi fundada pelos mouros que então dominavam o sul da Península Ibérica.

Nesta freguesia ainda se cantam as janeiras e os Reis na quadra natalícia e na segunda-feira de Páscoa as pessoas vão para a praia partir o folar. Durante os “santos populares” mantém-se a tradição de saltar as fogueiras.

A aldeia está incluída na faixa costeira de território onde se desenvolveu a cultura mirense (5 a 8 mil anos a. C.). Os mirenses eram um povo de natureza nómada, existindo aqui inúmeros vestígios arqueológicos a atestar a sua presença na região.

Um local de eleição



De pequenas dimensões, tornou-se muito procurada pelos turistas na década de 80.

A beleza da sua praia marcada pelos recortes das falésias e areia fina valeu-lhe o Prémio das Sete Maravilhas de Portugal em 2012.

Com sol durante quase todo o ano a Vila de Odeceixe tronou-se um local de eleição para não só para os amantes da natureza e da boa gastronomia local, marcada pelo peixe fresco e marisco que abundam na sua costa, mas também pelos amantes da cultura local.

Visite Odeceixe



Locais de interesse



Com sol durante quase todo o ano a Vila de Odeceixe tronou-se um local de eleição para não só para os amantes da natureza e da boa gastronomia local, marcada pelo peixe fresco e marisco que abundam na sua costa, mas também pelos amantes da cultura local. Caracterizada pelas marcas do tempo, na malha urbana da povoação, elegemos como locais de interesse, a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Piedade, o moinho, algumas cantarias, raras, janelas e portas de bom traçado e duma enorme nobreza.





Gastronomia



Uma aventura gastronómica





Odeceixe é rico em peixe e marisco bem como em caça (coelho, javali), em produtos da terra (principalmente a afamada batata-doce e o feijão) e as comidas da morte-de-porco. Daí que a gastronomia desta região seja baseada nestes produtos. Feijão ou couvada com batata-doce, papas mouras com “piques”, arroz de mexilhão, feijoada de búzios, sargos, douradas ou robalos cozidos ou grelhados no carvão, perceves, mexilhão, morcela frita, entre outros, fazem as delícias da gastronomia aljezurense, que pode ser apreciada nos bons restaurantes concelhios.











  • Para acompanhar esta aventura gastronómica, vinhos brancos e tintos, produzidos pela Adega Cooperativa de Lagos, assim como um excelente vinho moscatel. A matéria-prima, constituída por magníficas e saborosas uvas, é produzida, na sua maioria, no concelho de Aljezur. Também aqui se produz uma boa aguardente de medronho, completando este quadro.